A inteligência artificial é a simulação da capacidade humana de conseguir aprender e resolver problemas. Ela é importante porque o volume de dados que precisam ser analisados nos dias de hoje é muito grande, em torno de 2.500.000.000.000.000.000 (2,5 quintilhões) de bytes. O interessante é que 90% desses dados existem há apenas 2 anos. Ou seja, tem sido quase impossível analisar cada dado individualmente, ainda mais com o crescimento da Internet das Coisas e o número de conexões entre aparelhos de cada pessoa (smartphones, smart TVs, smartwatches, etc).

Segundo estudos, a cada 4 pontos de contato e 4 canais, ocorrem aproximadamente 256 jornadas de compra. É importante pontuar que essas jornadas de compra não são mais lineares como antigamente, ou seja, cliente recebendo estímulo, escolhendo e comprando, racionalmente.

A partir disso, é feito o seguinte questionamento: Como engajar clientes cada vez mais rigorosos?

Um dos pontos mais importantes é a criação de interações pessoais sem quebra. Não é só vender o produto e seguir em frente. É necessário manter contato constante com os clientes, a fim de gerar fidelidade. Outra necessidade é encontrar insights nos dados dos clientes. As análises feitas podem trazer muitas informações valiosas sobre o comportamento dos clientes e como eles reagem aos estímulos de sua marca.

É necessário que os pontos de contato sejam omnichannel, e que não sejam distintos, ou seja, o cliente deve ter a mesma usabilidade e atendimento tanto nos canais online quanto offline. Entregar experiências personalizadas também é parte importante do processo de engajamento. Considerando que um dos aspectos do cérebro irracional é o egocentrismo, mostrar que cada cliente é especial e tratar cada um individualmente é uma das chaves para a fidelidade.

Apesar de ter tantas qualidades, muitas empresas ainda não se sentem preparadas para aplicar a Inteligência Artificial em suas estratégias de marketing. Muitas acreditam que é um processo caro e complicado de ser aplicado, mas na verdade é o contrário. A Inteligência Artificial não exige conhecimentos novos e específicos dos profissionais de marketing. Por exemplo, a utilização de tags em sites já é parte do processo. Outras funções que podem ser realizadas é o reconhecimento de imagens, recomendação de conteúdo, soluções de marketing, análises preditivas e assistência em marketing. Um exemplo notável dessas funções é usado pela empresa Netflix, que categoriza as preferências de cada usuário e recomenda novas séries e filmes de acordo com o registro anterior.

Além de trazer uma experiência ótima e única para o consumidor, que vai ter facilidade em escolher novos títulos para assistir, é muito mais fácil organizar os dados enviados sobre os clientes: que gênero é mais assistido? Qual a taxa de desistência em determinado tipo de filme? Quais títulos podem ser adicionados, a fim de agradar ao público? Utilizar a ferramenta de A.I. para personalizar ofertas pode aumentar as vendas em até 40%, segundo estudos.

Para isso acontecer, é necessário que exista um banco de dados previamente composto dos clientes da empresa. A partir desse banco de dados é que a A.I vai conseguir trabalhar em soluções. De nada adianta querer aplicar essa ferramenta sem ter um ponto de partida.

Outro ponto interessante e que pode trazer benefícios são os alertas em tempo real. Timing é tudo! Com a rapidez que a coisa tem mudado nos dias atuais, perder o momento certo de uma ação pode ser desastroso. Com a constante leitura de dados que a Inteligência Artificial faz, é possível aumentar o nível de engajamento dos seus clientes, se você estiver no timing correto.

O tempo passa de forma diferente na internet. Enquanto na vida real podemos esperar horas por um atendimento presencial, na internet esse atendimento precisa ocorrer em segundos! Antecipar necessidades é um ponto crucial para criar audiências, e isso pode acontecer através da leitura de dados recorrente.

Além de facilitar e melhorar a questão de tempo, é possível economizar até 40 pessoas que trabalham em atividades corriqueiras e simples, como redimensionamento de imagem.

A Inteligência Artificial veio para facilitar a vida dos profissionais de Marketing, dar mais autonomia e agilidade para a empresa e gerar insights sobre clientes, portanto permite que o profissional foque mais na estratégia de marketing do que na operação. O uso do A.I e outras soluções permite um crescimento exponencial e maior que os concorrentes que não a usam. Existem diversas soluções baratas no mercado que podem ser utilizadas inclusive por pequenas empresas.

Daphné Chermont

Connections Director

Fonte: Webinar realizado pela IBM com o tema “Inteligencia Artificial aplicada ao Marketing”